Essencial para todos os esportistas, os alongamentos são propostos para evitar e/ou eliminar estreitamentos musculares e lesões gerados pelos esforços exigidos nas atividades físicas. “O alongamento também serve para aliviar as tensões musculares após o esforço”, aponta a professora de educação física e instrutora de alongamento da Fórmula Academia, Sandra Tofoli.
Existem várias maneiras de se trabalhar um alongamento de acordo com seus objetivos. Há os exercícios estruturados regularmente para aumentar de forma progressiva e permanente a amplitude de movimento de um conjunto de articulações. Outro tipo de alongamento tem como propósito reduzir os risco de lesões e deve ser feito antes e depois da atividade física. Esse último deve fazer parte permanente da rotina do corredor.
Inferiores e superiores
Durante uma corrida, mais de cem músculos do corpo humano estão envolvidos. O impacto contínuo é terrível. Portanto, não imagine que basta para um corredor alongar os membros inferiores. “Muitos músculos ficam retesados e estressados durante a corrida. Mesmo quando você está em pé, sem fazer esforço, a musculatura sente devido à força da gravidade. Músculos paravertebrais (que envolvem a coluna), do pescoço e ombros sofrem. Por isso a importância de se alongar o corpo como um todo”, aponta Sandra Tofoli.
Alongando o corpo inteiro antes de correr, você não só estará se prevenindo de lesões como terá maior conforto durante o treino. “O alongamento reorganiza o corpo, cria espaços perdidos durante o dia entre as articulações, deixando-as mais nutridas e com maior oxigenação. Quando se está muito travado, você pode diminuir sua performance.”
Depois da corrida o alongamento faz com que os músculos voltem para a tensão normal, ficando mais estáveis, o que dificulta as lesões.
De acordo com Sandra, é preferível alongar antes do aquecimento para entrar embalado na corrida. “Mas isso não influi no resultado final, depende do conforto de cada um.”
Atenção
Realizar um trabalho muito forte de flexibilidade antes de correr não é muito aconselhável. “O alongamento em excesso causa a frouxidão dos ligamentos, gerando uma maior instabilidade nas articulações. Eles não voltam sozinhos à condição natural. Por isso, se for o caso, dê alguns saltos quando for correr após um trabalho de flexibilidade”, ensina.
Tempo
O ideal é manter um alongamento de 30 a 60 segundos em cada posição. Mais do que isso não traz nenhuma melhora para o corpo. “Depois desse tempo a musculatura relaxa na mesma posição e o resultado não é tão efetivo.” A dor no alongamento é um grande sinal. O desconforto deve passar brevemente após o estímulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário